O projeto “Partículas magnéticas estabilizadas com amido e cera de carnaúba como alternativa na remoção de petróleo em águas”, das estudantes Manuela Michelon Tomasin e Ellen dos Santos Alves (Orientadora: Maria Angelica Thiele Fracassi), e o projeto “PVNAVY: uso de módulos fotovoltaicos como energia auxiliar de navio militar da Marinha do Brasil”, da estudante Marlynn Pizatto (Orientador: Professor Julio César Volmann Machado), foram premiados pela Marinha do Brasil na Mostratec 2023 e participaram da 134° Expedição ProTrindad (Espírito Santo), entre os dias 15 e 29 de setembro. Os projetos foram acompanhados pela Professora Jaqueline Brummelhaus e pelo Professor Julio Machado.
Na oportunidade, o grupo embarcou no navio da Marinha H34 – Navio Hidroceanográfico Faroleiro Almirante Graça Aranha, que realizou todo apoio logístico e científico, levando cientistas acadêmicos para coleta de dados científicos na ilha. Diferentes experiências puderam ser vivenciadas durante a expedição, como a imersão na rotina diária de um navio militar de apoio à ciência. O grupo participou de várias trilhas na Ilha Trindade, com diferentes níveis de desafios, alcançando, por exemplo, o pico do Monte Desejado, o ponto mais alto da ilha, que fica a 640 metros de altitude, havendo marcantes superações pessoais.
As estudantes relataram que participar dessa expedição foi algo diferente de tudo o que tinham imaginado: “Foi possível superar nossos limites e obter um autoconhecimento que apenas uma experiência como essa poderia nos proporcionar. Tivemos uma convivência com diferentes pesquisadores e os militares da Marinha do Brasil, o que nos trouxe um imenso intercâmbio cultural e científico, além possibilitar a formação de amizades duradouras”, comentaram elas.
Sobre como descrever a Ilha Trindade, o Professor Júlio destaca: “Deveriam ter levado um poeta! Posso dizer, que ao amanhecer do quinto dia no mar, avistei um majestoso bloco cinzento, o relógio marcava 04:00 e a ilha se apresentava com toda sua majestade. Os raios de sol iam revelando suas cores e texturas. Estava começando uma das experiências mais transformadoras da minha vida”.
A Professora Jaqueline saliente que toda expedição foi realizada com muito êxito, trazendo a todos experiências incríveis e aprendizagens muito significativas, de forma pessoal e profissional. Também destaca que estão trazendo na bagagem muitas observações realizadas durante a expedição a fim de trazer ideias e sugestões para Projetos de Pesquisa para os estudantes da Fundação Liberato.